quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sustentabilidade Empresarial. E o que eu tenho haver com isso ?



Até alguns anos atrás a única preocupação das empresas era com o lucro. Se a empresa estava dando lucro então tudo estava certo. Hoje em dia as coisas estão um pouco mais complicadas.

Claro que gerar lucros continua imprescindível; mas hoje a sociedade e o próprio mercado exigem muito mais das empresas. Além do básico, ou seja, de cumprir a legislação, as empresas são cobradas pelo desempenho ambiental e social. 

Estes dois temas estão se tornando fatores de competitividade, sendo que muitas vezes podem fazer com que um produto exportado possa ser barrado no pais de destino por alegações de problemas de ordem social ou ambiental em sua fabricação. Denuncias de trabalho infantil, ou de desleixo com o meio ambiente; tudo isso age como barreiras não alfandegárias contra a exportação. 

Grandes frigoríficos brasileiros tiveram que anunciar que não comprariam mais carne de gado criado em região de desmatamento na Amazônia, com medo de perder o mercado europeu após denuncias. Ou seja, os grandes exportadores e por conseqüência todos os seus fornecedores e sub fornecedores tem que prestar atenção sim no aspecto de sustentabilidade empresarial, sob pena de perder mercados e contratos.

Por outro lado; as empresas multinacionais cada vez mais cobram de seus fornecedores aqui no país as mesmas exigências que fazem em seus países de origem. Hoje em dia com a internet, é cada vez mais fácil saber o que acontece do outro lado do mundo e estas empresas não querem prejudicar a sua imagem por causa de coisas que acontecem em locais distantes.

Um exemplo clássico disso foi o que aconteceu com a fabricante de tênis Nike. Uma empresa subcontratada do leste asiático usava mão de obra infantil para costurar tênis á mão. Uma denuncia custou á empresas milhões de dólares em prejuízos e uma grave perda da imagem da companhia

Cada vez mais o público cobra das empresas uma postura que leve em conta os aspectos sociais e ambientais. Isto faz com que, por exemplo, os grandes supermercados estejam exigindo de seus fornecedores cláusulas de sustentabilidade para que continuem a negociar com eles. Como disse um alto executivo de uma rede de supermercados:” Nós vamos convidar nossos fornecedores a abraçar a causa da sustentabilidade. Aqueles que não puderem ou não quiserem poderão deixar de ser nossos fornecedores.”!

Pois é, por tudo isso, se você tem uma empresa, por menor que seja mais cedo ou mais tarde vai ser cobrado. Você pode perder oportunidades de novos negócios ou mesmo aquele cliente tradicional se você deixar de prestar atenção ás novas exigências.O público ou um grande comprador pode simplesmente não querer mais os seus produtos ou serviços.

Por uma questão de sobrevivência empresarial, sim você tem muito haver com este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário