Vamos imaginar uma situação ; você está com problemas no seu orçamento doméstico, ou seja, sobra mês no final do seu dinheiro. O que você faz primeiro; tenta ganhar mais dinheiro ou vai ver se está havendo desperdício e pode racionalizar os seus gastos?
Eu faço esta pergunta por que ela pode servir para várias situações; entre elas a discussão sobre a construção da usina hidrelétrica de Monte Belo. Se você não está bem por dentro do assunto é o seguinte; vão fazer uma usina no Rio Xingu. Vai ser uma das maiores do mundo. Deve produzir uma quantidade grande de energia. O problema é que vai causar um impacto ambiental e social enorme, inundando vastas áreas de vegetação, deslocando grande número de pequenos agricultores, afetando várias vilas e diversas aldeias indígenas. Além disso, vai comprometer o curso do rio por mais de cem quilômetros.
Está certo, nós precisamos de energia, nossa civilização é totalmente dependente de grandes quantidades de energia, principalmente elétrica. Mas diante de disso é que eu volto á pergunta inicial; não seria mais racional e mais barato começar a fazer um grande programa de racionalização de energia? Ou seja, não seria melhor nós usarmos melhor a energia que nós já temos em vez de produzir mais, continuando a desperdiçar?
O desperdício, não só de energia, mas de tudo de uma maneira geral, é uma característica da nossa sociedade. Ninguém se importa em economizar, ou melhor, em racionalizar. Racionalizar significa usar de forma correta, economizando inclusive em dinheiro, sem perder a qualidade ou o conforto.
Vários estudos chegaram à conclusão que podemos fazer de 4 a 10 vezes mais com a mesma quantidade de recursos. Ou seja, a quantidade de recursos desperdiçados é enorme. Isto quer dizer que uma quantidade imensa de dinheiro é jogada fora. Isto é verdade tanto nas empresas quanto nas residências.
As empresas podem economizar recursos e muito dinheiro através da eco eficiência, fazendo mais com menos, e alcançando a tão decantada competitividade. Nós reclamamos que importados estão tirando o mercado dos produtos nacionais, mas os nossos produtos poderiam ser muito mais competitivos se nós não desperdiçássemos tanto e fossemos mais competentes no uso da energia e das matérias primas.
Em nossas casas também. O desperdício e o potencial de economia ainda é muito grande. Economia inclusive de dinheiro que faz falta . Se nós desperdiçarmos menos sobra dim dim no fim do mês.
Tudo bem que com ações de aumento de eficiência não tem como fazer inauguração nem dar os dez por cento pro bolso de ninguém, mas nossos políticos têm que se convencer que antes de fazermos mais temos que fazer melhor.
Por tudo isso, eu e muita gente estamos contra a construção da hidrelétrica de Monte Belo. Não só por causa do baita impacto que ela vai causar, mas porque ela não é necessária.
Necessário é sabermos viver de acordo com os nossos recursos. Aproveitando o máximo o que já temos. E quando for preciso, aumentarmos de forma planejada e cuidadosa a nossa utilização dos recursos naturais. Minha avó já dizia sabendo usar não vai faltar.